Rotina coreana: como fazer os 10 passos?

rotina coreana
18 de janeiro de 2022 0 Comments

A rotina coreana de cuidados com a pele, mais conhecida como k-beauty, têm uma longa tradição e alto status social na Ásia.

As coreanas são famosas mundialmente por suas peles perfeitas e de porcelana, e esse é o motivo pelo qual a rotina k-beauty ficou tão conhecida e cada vez mais procurada.

Além disso, a indústria coreana sabe combinar ciência e natureza como nenhuma outra e produzir produtos leves e altamente eficazes a partir de ingredientes naturais.

Não é à toa que a nossa pele é como um espelho da alma e da saúde.

Uma pele radiante e bonita está associada à saúde, vitalidade e juventude. E quem não quer irradiar essas qualidades?

Para alcançar esse resultado, o segredo das coreanas são os 10 passos do skincare e a consistência, pois além do tratamento, os objetivos também são a saúde da pele e a prevenção, seja do envelhecimento precoce, manchas, poros dilatados ou outras queixas.

Cada um desses 10 passos possuem seus objetivos, suas peculiaridades, alguns se encaixam apenas à rotina matinal, alguns são usados apenas na rotina noturna, e por isso iremos explicar abaixo quais são esses passos e como devem ser feitos.

Os 10 passos da rotina coreana 🌞🌒

O passo de limpeza da pele é um dois mais importantes e na rotina coreana é dividido em 2 passos, sendo a primeira, a limpeza a base de óleos e a segunda, a limpeza a base de água.

Passo 1: Limpeza a base de óleo 🌒

O primeiro passo consiste então, em utilizar limpadores a base de óleo, conhecidos como Cleansing oils ou Cleansing balms.

Esses produtos atuam na remoção de maquiagem, protetor solar mineral, poluição e impurezas da pele, que não são facilmente removidos com outros produtos e tudo isso sem danificar a barreira cutânea e desequilibrar o pH da pele.

Além disso, removem as impurezas que estão nos poros, podendo ajudar inclusive na remoção dos cravos.

Os óleos de limpeza se misturam com os óleos pré-existentes no rosto amolecendo e limpando de forma profunda sem tirar a oleosidade natural, pois para a pele ficar saudável ela precisa de gorduras do bem, que muitas vezes no processo de higienização e de remoção da make acabamos retirando essa porção oleosa importante.

Mas eu tenho pele oleosa, posso utilizar esse produto?

A resposta é não só pode como deve, pois como foi citado acima, o sebo produzido pela nossa pele também possui base oleosa, então a utilização de limpadores a base de óleo, de preferência específicos para pele oleosa, irão remover eficazmente esse excesso de sebo.

Como devo utilizar? Devem ser aplicados na pele seca, realizando movimentos circulares e massageando por todo o rosto. Após, deve-se umedecer a mão e massagear por mais um tempo.

Como se tratam de óleos específicos que derretem quando em contato com a água, não deixam resquícios, então basta enxaguar o rosto até remover o produto completamente.

Caso você mesmo assim prefira outro tipo de limpeza, existem as águas de limpeza ou cleansing waters que também atuam como demaquilantes, e entram na primeira etapa do skincare.

O ideal é realizar esse passo a noite, que é quando a pele precisa de uma limpeza mais profunda.

Passo 2: Limpeza a base de água 🌞🌒

Esse passo consiste na utilização de espumas ou géis de limpeza, e serve como uma limpeza complementar removendo os resíduos que ainda possam estar na pele, purificando-a.

Os produtos coreanos para limpeza a base de água são geralmente as espumas.

A utilização da espuma de limpeza deve ser feita da seguinte forma: primeiramente umedecer as mãos e o rosto, pegar uma quantidade do tamanho de uma ervilha e emulsionar (esfregar) nas mãos até gerar a espuma e então aplicar no rosto e pescoço, massageando todo ele, e por fim, enxaguar com água.

Esses produtos devem ser utilizados como primeiro passo pela manhã e a noite utilizados após a limpeza a base de óleo.

Passo 3: Esfoliante 🌒

A esfoliação é realizada para uma limpeza mais profunda, e deve ser feita de acordo com a necessidade da sua pele, mas o recomendado é 1x na semana ou no máximo 2x na semana, intercalando os dias.

Esse passo promove a renovação celular, eliminando as células mortas da camada superficial da pele, além de desobstruir os poros, melhorar a textura da pele, deixar a pele mais macia, luminosa e uniforme.

Pode ser utilizado um esfoliante físico ou químico.

A esfoliação física é realizada com máscaras ou sabonetes que possuam grânulos, que a partir do atrito removem as células mortas. Pode ser utilizada por todos os tipos de pele, mas com cuidado para não esfregar com tanta intensidade.

Deve ser aplicada uma pequena quantidade de sabonete ou da máscara esfoliante no rosto e ir esfregando levemente em movimentos circulares.

A esfoliação química ocorre com tônicos, cremes ou produtos que possuam ácidos, como os ácidos glicólico, salicílico e retinóico. Esses produtos fazem com que as células mortas se desprendam, fazendo com que a pele apresente mais brilho e melhor textura.

É uma esfoliação mais intensa que pode ser usada em todos os tipos de pele, mas exige cuidados após a aplicação, como uma boa hidratação para recuperar a pele e não esquecer do uso de proteção solar.

O esfoliante químico deve ser aplicado no rosto de acordo com o produto utilizado. Se for em forma de tônico, aplicar algumas gotas dando leves batidinhas para absorção. Se for em forma de creme, aplicar uniformemente em todo o rosto.

Passo 4: Tônico 🌞🌒

O tônico facial é um passo fundamental na rotina coreana, pois equilibra o pH da pele, além de preparar a pele para receber os próximos passos e ter propriedades hidratantes.

Ainda promove vitalidade e aumenta o tônus, e é um produto muito útil para quem possui pele mista ou oleosa, pois limpa os poros e elimina o excesso de sebo.

Com ele, a pele fica livre de impurezas e pronta para receber os produtos que virão a seguir, sem ser danificada. Mas evite tônicos que contêm álcool na formulação, pois apesar de dar uma sensação de limpeza, eles podem ser irritativos.

As asiáticas geralmente utilizam as mãos para a aplicação do tônico, depositando um pouco de produto e aplicando com os dedos dando leves batidinhas no rosto.

Entretanto, também é possível usar o tônico umedecendo um algodão com o produto, passando levemente no rosto.

Passo 5: Essência 🌞🌒

Este passo é um dos que diferenciam a K-beauty das outras rotinas de skincare.

A essência facial (como hidrolatos e águas florais) é um produto coringa, que pode conter diferentes ingredientes e serve para você otimizar o seu cuidado de acordo com o que sua pele precisa.

Trata-se de uma loção aquosa enriquecida com ativos reparadores e hidratantes, parecida com um sérum, porém com uma textura mais fluida.

São ricas em ingredientes como glicerina e ácido hialurônico, ambos têm propriedades umectantes que hidratam e preenchem a pele.

Para aplicar, deve-se colocar algumas gotas nas palmas das mãos e pressionar no rosto. O ideal é que seja feita de dia e à noite, para promover a renovação celular e o aumento da elasticidade da pele.

A essência também prepara o rosto para melhor receber o sérum e hidratante, pois a pele úmida absorve melhor os produtos e ativos que você aplicar sobre ela.

rotina coreana

Passo 6: Sérum 🌞🌒

Essa é a etapa em que as coreanas usam séruns para o tratamento de questões específicas como rugas, melasmas, acne, poros dilatados ou outras queixas.

Os séruns agem nas camadas mais profundas da derme com seus ativos concentrados, por possuírem uma textura geralmente líquida ou semelhante a um gel muito leve, permitindo uma rápida e profunda absorção.

Enquadram-se na categoria de nutrição da pele e alguns exemplos de produtos que podem ser utilizados nessa etapa são: vitamina C, ácidos, séruns anti-idade.

A aplicação é feita com algumas gotas, espalhando bem por todo o rosto.

Passo 7: Máscara facial 🌞🌒

Nesta etapa, as asiáticas usam máscaras de algodão descartáveis, também conhecidas como sheet masks que vêm embebidas em altas concentrações de ativos, e estão a cada dia mais populares.

A máscara facial é um passo muito importante para qualquer rotina de pele e existem diferentes tipos e propósitos como iluminar, purificar, hidratar, clarear, desintoxicar, regenenar, acalmar, etc..

As sheet masks devem ser usadas uma ou duas vezes por semana, geralmente deixando no rosto de 15 a 20 minutos.

Para manter os ativos por mais tempo e aumentar seus efeitos, depois de retirar a máscara, aproveite o restante do produto que está no rosto e massageie até que absorva por completo.

Além das sheet masks, existem também as máscaras laváveis e as máscaras noturnas. Como devo utilizar?

No caso de utilizar uma máscara lavável, o ideal é aplicar logo após a etapa de limpeza, pois terá que enxaguar o produto (seria por exemplo após o passo 3 de esfoliação).

Já no caso das máscaras noturnas, como geralmente são produtos mais densos e de uma camada mais espessa, utilize como último passo na rotina noturna, após o hidratante (seria na rotina noturna o passo 10).

Passo 8: Creme para os olhos 🌞🌒

A região dos olhos é bastante sensível, por isso precisa de cuidados especiais. Um bom creme para os olhos é essencial para manter a saúde dessa área do rosto, que pode também ser danificada facilmente por outros produtos.

As coreanas usam diariamente cremes específicos para hidratar, atenuar as linhas de expressão e olheiras, deixando um olhar iluminado e radiante.

Aplique o creme dando leves e delicadas batidinhas com o dedo anelar de dentro para fora, já que ele é mais fraco e faz menos pressão nos seus olho. Não esqueça das pálpebras. Esse movimento ainda ativará a microcirculação sanguínea da região, reduzindo o inchaço.

Passo 9: Hidratante 🌞🌒

A hidratação é um passo fundamental de qualquer rotina de cuidados com a pele, então não seria diferente na K-beauty! Aqui, vale qualquer textura, desde creme a gel, contanto que deixe a pele bastante hidratada, sem obstruir os poros.

Ele repõe a umidade da pele, eliminando as tensões e minimizando as rugas, devolvendo o aspecto luminoso e saudável.

A única recomendação é procurar um que se adapte ao seu tipo de pele. Por exemplo, para peles com maiores tendências à oleosidade, é ideal optar por cremes com textura em gel, pois têm rápida absorção.

Em contrapartida, pessoas de pele seca podem optar por cremes mais densos e potentes. Já as peles sensíveis, exigem produtos sem fragrância e que tenham ação calmante.

Portanto para o uso do hidratante, é só você escolher um creme de sua preferência, observando sempre se é para uso diurno ou noturno, e aplicar uma camada fina e uniforme na pele!

Passo 10: Protetor Solar 🌞

O protetor é uma etapa indispensável na rotina coreana pois nos protege do envelhecimento precoce e das manchas.

Mas, muito mais do que cuidar da pele, ele também cuida da nossa saúde, considerando que a alta exposição à luz solar pode causar doenças como câncer de pele.

A rotina de skincare é finalizada com um protetor solar de amplo espectro e proteção contra os raios UVA e UVB.

Esse passo, em especial, deve ser repetido várias vezes ao dia, pois a exposição ao sol, à água e ao suor diminuem o efeito do produto.

Ele é usado essencialmente durante o dia, com FPS a partir do 30. Mas pode ser utilizado à noite também, caso você fique exposto à luz artificial como televisão, celular, lâmpadas, computador, etc.

Existem várias opções de protetores solares coreanos com cor ou sem cor para cada tipo de pele, seja oleosa ou seca.

Entre as coreanas é famoso também o uso de BB creams ou bases em Cushion que também contém FPS para complementar a proteção.

Muito se fala sobre a quantidade adequada de protetor solar a ser aplicada, para que se obtenha uma total proteção com o FPS indicado do produto, e uma regra que gostamos de seguir é a dos 3 dedos:

Você coloca um risco de protetor em cada um dos 3 dedos e assim, terá uma proteção total ou muito próxima do indicado na embalagem do seu protetor.

Não se esqueça de reaplicar durante o dia, várias vezes, principalmente em caso de muito suor, piscina ou praia. Uma boa opção são os protetores em bastão, pois são práticos e fáceis de aplicar.

Extra!!!

Além de todos os tipos de produtos que citamos, ainda existem os famosos Balms e Máscaras para cuidados labiais como as máscaras noturnas.

Também os Mists, que são aguinhas de beleza e hidratação que você borrifa no rosto sempre que sentir a necessidade, para manter a pele hidratada principalmente em dias quentes e de verão.

Enfim, uma variedade de produtos da indústria coreana está presente no mercado, para todos os tipos de pele e gostos. Fora que as embalagens geralmente são fofinhas demais, não é mesmo?

Mas todos esses cuidados são realmente necessários?

Ao falarmos de K-beauty, esses seriam os passos essenciais para uma rotina completa de cuidados, mas não uma regra que não pode sofrer alterações. Por isso, na hora de criar a sua rotina de cuidados, você não precisa, necessariamente, de todos esses passos, mas sim de uma rotina consistente e que se encaixe nas necessidades da sua pele.

A melhor dica é consultar um dermatologista, que vai te indicar o skincare ideal de acordo com as necessidades que a sua pele apresenta.

Sua rotina ideal com a Essence!

Agora corre no nosso site conferir quais produtinhos estão faltando na sua rotina, nós temos diversas opções para você escolher.

Deixe aqui suas dúvidas que nós amaremos te responder! 💖

One thought on “Rotina coreana: como fazer os 10 passos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *