Manchas na pele: quais ativos e produtos utilizar?

9 de fevereiro de 2022 0 Comments

As manchas na pele são uma das principais queixas de quem gosta ou está entrando no mundo do skincare.

Os principais tipos de manchas são a Melanose solar, Melasma, Sardas e Hiperpigmentação pós inflamatória (causada por acne, espinhas ou outras lesões).

Estas manchas podem ser ocasionadas por diversos fatores, e por isso, existem diversos ativos e tratamentos que podem ser utilizados.

Mas os resultados não chegam da noite para o dia, é necessário tomar todos os cuidados e ter consistência no tratamento, confiando no processo e nos produtos que você utiliza.

O que são manchas e porque elas se formam?

A melanina é o pigmento responsável por definir o tom da pele, além de proteger dos raios solares. Ela é sintetizada pela enzima tirosinase (enzima ativadora da síntese de melanina) e armazenada no interior dos melanócitos, encontrados na camada basal da epiderme.

Quando o corpo reconhece algum agente agressor, ele reage para protegê-lo através da hiperpigmentação. Desta forma, mais melanina é produzida e, com o acúmulo dessa substância, formam-se as manchas.

Essa coloração pode sofrer um desequilíbrio por diversas razões durante a vida e os motivos principais do aparecimento de manchas são exposição solar sem proteção, genética, hábitos e alterações hormonais.

Antes de começar qualquer tratamento é indispensável que você identifique corretamente o tipo de manchas que está tratando, avalie as causas e fatores para seu aparecimento e faça uma avaliação dermatológica.

Se você tem interesse em saber quais ativos e produtos ajudam no clareamento dessas manchas, continue lendo este post que eu vou te contar!

Manchas na pele

Quais ativos devo utilizar para tratar as manchas na pele?

Existem tratamentos específicos para cada tipo de manchas, mas seguindo uma rotina de cuidados diários com higienização, hidratação e proteção solar podemos controlar a sua pigmentação (com uma disciplina de aplicação e reaplicação do protetor solar).

Entre as coreanas, que como já sabemos tem uma rotina sagrada de cuidados da pele, é muito comum a utilização de cosméticos com ativos clareadores e por isso, a indústria coreana está sempre inovando nesta área.

Os ativos clareadores mais encontrados em produtos coreanos são:

Vitamina C

Principalmente conhecida por suas propriedades de clareamento da pele, a vitamina C é um ingrediente principal em muitos séruns de produtos coreanos.

É um poderoso antioxidante que ajuda a proteger as células da pele contra os danos causados ​​pelos radicais livres, como os raios UV ou a poluição. Agentes antioxidantes também são capazes de inibir as etapas de oxidação necessárias para a formação da melanina, promovendo clareamento cutâneo.

Ela ajuda a reparar e proteger as células do corpo e quando aplicada topicamente em um sérum ou creme, ajuda na renovação celular da pele.

É frequentemente usada em cuidados com a pele para combater os sinais de envelhecimento porque promove a produção de colágeno, que ajuda a manter a pele firme e melhora a aparência de linhas finas e rugas.

Também é usada para clarear cicatrizes de acne e hiperpigmentação. Alguns especialistas afirmam que o uso prolongado de vitamina C nos cuidados com a pele ajudam a preveni-las completamente.

Alpha-Arbutin

O Alpha-arbutin é um clareador cutâneo tópico utilizado principalmente no tratamento de hipercromias. Ele tem como objetivo promover o clareamento e homogeneidade da pele, mantendo um tom uniforme.

Por ser um alfa-glucosídeo da hidroquinona, oferece uma estabilidade e eficácia maior, minimizando as manchas já existentes sem irritar ou ser citotóxico, sendo considerado um clareador seguro e efetivo

É considerado um ativo muito importante para o tratamento de manchas já que age durante a síntese da melanina, inibindo em 60% a atividade da tirosinase e também ajuda a degradar a melanina produzida em excesso.

Tem ação antioxidante e é bem aceito por todos os tipos de pele.

Niacinamida

A niacinamida – que é uma forma de vitamina B – é um dos principais ingredientes coreanos usados ​​para clarear a pele sem brilho e reduzir a hiperpigmentação.

No K-Beauty, a niacinamida é encontrada em uma variedade de produtos, de máscaras em folha a cremes para os olhos, embora séruns e essências sejam os tipos de produtos mais populares que contêm esse ingrediente.

Pense na niacinamida como um ingrediente “maravilha” com vários benefícios para a pele. Não apenas ilumina a pele: reduz perda de água transepidérmica, melhora a hidratação da camada córnea, aumenta a síntese de queratina e estimula a síntese de ceramidas, minimiza o tamanho dos poros, uniformiza o tom da pele, melhora a aparência de linhas finas e rugas, fortalece a barreira da pele e regula a produção de sebo.

Seu mecanismo de ação é a inibição da transferência da melanina dos melanossomas para as camadas mais externas da pele, clareando as regiões da epiderme, resultando em redução de manchas e aumento da luminosidade.

Os clientes que desejam obter uma pele sem poros e sem manchas ou a aparência de “glass skin” (pele de vidro) popularizada pela K-Beauty, devem usar séruns contendo niacinamida.

Alfa hidróxiácidos AHA (ácidos glicólico, lático)

Os antioxidantes também podem ser associados aos alfa-hidroxiácidos (AHA), melhorando sua ação na redução da hiperpigmentação.

Os AHA promovem a descamação cutânea que elimina as células com excesso de melanina e outros produtos de oxidação, promovendo clareamento ao mesmo tempo que aceleram a taxa de renovação celular.

Estão nesse grupo os ácidos glicólico, lático e mandélico, que atuam em diferentes níveis sendo o glicólico o ácido mais forte e o mandélico o mais suave e por isso, mais adequado para peles sensíveis.

O Ácido Glicólico age na pele já hiperpigmentada porque uma de suas principais características é a ação querolítica. Seu uso estimula a renovação da epiderme, tem ação despigmentante (clareadora) e deixa a camada córnea mais fina.

Ácido tranexâmico

Este ácido age, principalmente, na fase de pré-formação das manchas. Ou seja: seu uso é para evitar que novas manchas se formem.

Inibe o início da síntese de melanina (através da inibição de um de seus ativadores: o plasminogênio). Dessa forma, evita a hiperpigmentação da pele que gera manchas como o melasma.

É antioxidante e age na queratina (a chamada “ação querolítica”) – que estimula a regeneração da pele e faz com que seja efetivo também em manchas solares e de origem inflamatória.

Além disso, e embora sua ação principal seja na prevenção da hiperpigmentação, o Ácido Tranexâmico também tem um ótimo resultado na uniformização do tom de pele e na recuperação de sua luminosidade.

Como identificar ativos em um rótulo de produto

Normalmente, os ingredientes ativos serão os primeiros de um a cinco ingredientes listados primeiro no rótulo do produto. Eles geralmente são listados em ordem decrescente de importância e/ou concentração, e o produto deve produzir um efeito quando usado.

Em relação ao marketing, muitos produtos prometem demais e não cumprem. O rótulo do produto pode parecer promissor, mas se os ativos não estiverem em concentração suficiente, você provavelmente não verá muitas melhorias.

O ideal seria que produtos tivessem seus ingredientes ativos claramente rotulados na embalagem, juntamente com sua quantidade/concentração e tipo.

Ainda vale ressaltar que na indústria de produtos cosméticos coreanos é muito comum a utilização de extratos e produtos naturais que possuam esses ativos em sua composição, portanto você pode não encontrar esses ativos na lista de ingredientes, mas eles estão presentes na composição de extratos/óleos da formulação.

Vitamina C – procure por Ascorbic acid, Ethyl Ascorbic Acid, Ascorbyl palmitate, Magnesium Ascorbyl Phosphat, Tetrasubstudies Lipophilies Ascorbates, Ascorbyl Glucoside, Ascorbyl Tetraisopalmitate, Sodium Ascorbyl Phosphate

Alpha-arbutin procure por Alpha-arbutin;

Niacinamida procure por Niacinamide, Nicotinamide, Methyl Niacinamide Chloride, Vitamin B3;

AHA Ácido glicólico procure por Glycolic acid;

AHA Ácido lático procure por Lactic acid, Sodium lactate;

AHA Ácido mandélico procure por Mandelic Acid, Acetyl Mandelic Acid;

Ácido tranexâmico procure por Tranexamic Acid.

Dica de Rotina para manchas com produtos que você encontra na Essence!

Vamos te indicar abaixo uma rotina pronta para clareamento e prevenção de manchas, baseada na rotina coreana de 10 passos.

No entanto, a utilização de todos esses passos não é uma regra, você deve adaptar a sua necessidade e também não utilizar por exemplo AHAs esfoliantes todos os dias, e sim uma ou duas vezes na semana*.

Nesse post explicamos quais são e como fazer os 10 passos da rotina coreana.

Lembrando que a proteção solar é o passo mais importante para a prevenção e clareamento de manchas, principalmente quando se faz uso de ácidos para o tratamento.

E uma dica especial: aposte em protetores com cor ou BB creams com proteção solar, mas sempre utilize uma camada de protetor solar sem cor, e acima uma camada de protetor com cor ou BB cream para uma proteção mais alta e eficaz.

manchas rotina

1. Óleo de limpeza: Radiance Cleansing Balm – Beauty of Joseon

2. Espuma de limpeza: Vita C Plus Ascorbic Acid Clear Complexion Foaming Cleanser – Missha

3. Tônico/Esfoliante: Galactomyces Pure Vitamin C Glow Toner 200ml – Some By Mi

4. Essência: Clear Skin 8% AHA Essence – Isntree

5. Sérum: Vita B3 Source – Tiam

6. Máscara: Vita C Plus Ascorbic Acid Spot Correcting Ampoule Sheet Mask – Missha

7. Creme para os olhos: Youth Lasting Real Eye Cream for face – AHC

8. Hidratante: Radian-C Cream – Laneige

9. Protetor Solar: Skin Aqua Tone Up UV Milk SPF 50+ PA++++ – Rohto Mentholatum

10. BB Cream: BB Cream Perfect Cover SPF42/ PA+++ – Missha

*Essência: por se tratar de uma essência com AHAs (ácidos esfoliantes), utilize uma ou duas vezes na semana.

Esperamos ter ajudado você a entender melhor os tipos de manchas e quais ativos e produtos você pode incorporar na sua rotina de cuidados! Comenta aqui sua opinião e deixe suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *